What do you need help on? Cancel X
Next  
Close X FAQ/Walkthrough (Portuguese)
by Lucas_Baderna

Table of Contents

BOOKMARK
Jump to:
Would you recommend this Guide? Yes No Hide
Send Skip Hide

FAQ/Walkthrough (Portuguese) by Lucas_Baderna

Updated: 11/29/15

Final Fantasy II

Escrito por Lucas Dantas - lucasbaderna@gmail.com

Iniciado em 29/11/2015

Caso deseje inserir esse detonado em seu site, favor me informar e colocar os créditos.

Walkthrough

Uma longa era de paz chega ao fim. O imperador de Palamecia invocou os monstros do submundo e os utilizou em sua campanha para a conquista do mundo. Um grupo rebelde surgiu no reino de Fynn para atrapalhar os planos do imperador. Infelizmente, o quartel-general dos rebeldes foi destruído por um avassalador ataque do império. Com poucas chances de vitória, os rebeldes foram obrigados a fugir para a remota cidade de Altair. Nossa história começa quando quatro jovens rebeldes de Fynn fogem das forças imperiais. Durante o ataque do império, todos os quatro perderam seus parentes, mas sua fuga não será tão fácil...

Ao contrário do seu antecessor, Final Fantasy II possui personagens fixos. Logo no começo, você poderá mudar o nome deles. Eu deixarei o nome padrão para facilitar o gameplay, mas esteja à vontade para mudar, se quiser.

Infiltração

Altair

Itens:
[__] Potion

Os jovens serão atacado por um grupo de Black Knights. Infelizmente, não há nada o que se fazer, pois os cavaleiros são muito poderosos. Apenas veja enquanto seus personagens são humilhantemente derrotados. O grupo, no entanto, é salvo pelos soldados de Fynn, que estavam patrulhando o local em busca de sobreviventes. Os jovens estão à beira da morte, mas os poderes de Minwu, o curandeiro real, salvam a vida deles. A princesa Hilda pessoalmente esteve junto na tentativa de curá-los. Firion era o que estava em pior estado, mas consegue recuperar-se graças ao feitiço lançado por Minwu. Pouco depois o jovem acorda á procura dos seus amigos. Ele encontra-se com Maria e Guy do lado de fora da sala. Eles contam que Leon está desaparecido. Os três vão à sala do trono para falar com a princesa e, após agradecer por te-los salvado, pedem para juntar-se ao exército de Fynn. A princesa não permite, pois eles possuem praticamente nenhuma experiência em batalha. Maria diz seus parentes foram todos mortos pelo império e que eles não tem para onde ir. Hilda, no entanto, mantém a sua opinião. Ela diz que os heróis devem estabelecer sua moradia em Altair enquanto os soldados experientes lutam contra os inimigos, então ela nos ensina a primeira Palavra-Chave do jogo: Wild Rose. Palavras-Chave são senhas que podem causar alguma reação em determinadas pessoas. Ao longo do guia eu irei explicar um pouco o que significa cada uma das palavras-chave. A Wild Rose, por exemplo, é o código que identifica como um dos rebeldes. Cuidado para não ir falando essa palavra em qualquer lugar, pois se algum inimigo souber o que ela significa, você estará ferrado.

Fale com Hilda novamente e fale o código que acabamos de aprender. Ela diz que Wild Rose é o símbolo de Fynn e que o castelo do reino foi tomado pelas forças do império. Ela diz que o irmão de Maria, Leon, provavelmente está preso em Fynn. Saia da sala do trono e siga para leste, entrando na primeira porta que vir. Você verá que o rei foi gravemente ferido na batalha contra os imperiais, por isso, Hilda é quem governa os rebeldes. A sala mais ao sul é o quarto de Hilda, mas está vazio. Se voltar à sala onde Minwu curou Firion verá que há vários monges que poderão lhe dar algumas dicas acerca do jogo, mas não é realmente necessário, especialmente se estiver seguindo à risca esse guia. Desça as escadas e pegue um Potion no baú que está na salinha à esquerda. Sem mais o que fazer, deixe o esconderijo.

Ao sair, procure por um ladrão chamado Paul, ele está com uma capa roxa, um cachecol vermelho e possui cabelos louros. Por enquanto, não há nada de especial ao falar com ele, mas depois ele poderá juntar-se ao nosso grupo. À esquerda do esconderijo está o INN. Como nós fomos resgatados pela princesa, poderemos descansar de graça nas camas do local. Ao sul está a loja de equipamentos de proteção. Eu sugiro comprar novos equipamentos de proteção para todos os personagens. Entre na casa ao sul do esconderijo e fale com o velhinho. Fale Wild Rose para saber que ele é o ferreiro do reino de Fynn e está trabalhando em excelentes armas. No entanto, as armas vendidas na loja dele são muito fracas. A casa a nordeste é a loja de magias, onde você poderá comprar livros de magias. Esses livros permitem ensinar uma determinada magia a um personagem. Aconselho comprar, pelo menos, um Cure Tome. Abra o menu e use o Tome no personagem para que ele aprenda a magia. A oeste da loja de magias você encontrará Gordon, o príncipe de Kashuan. Ele diz que quando o seu irmão, Scott, morreu defendendo o seu reino, ele fugiu feito um covarde. A loja de itens, a oeste, é excelente, mas ainda não teremos dinheiro para comprar tudo agora. Sem mais, deixe a cidade e vá ao mapa.

Tutorial - Níveis e status

Final Fantasy II não tem níveis; você ficará mais forte baseado em como você luta nas batalhas. Por exemplo, se um personagem usar muitas magias em batalhas, ele evoluirá seus atributos de poder de ataque mágico ou MP. Se você usar muitos ataques físicos, o seu poder de ataque físico irá melhorar. Quanto mais dano físico você sofrer, maior será sua defesa contra ataques físicos e seu HP. Quando mais ataques mágicos você sofrer, mais a sua defesa contra ataques mágicos irá melhorar. Além disso, essa melhoria contribuirá para aumentar a sua proficiência com determinadas armas: quanto mais você usar um determinado tipo de arma, mais poderosos seus ataques serão quando estiver equipando-a. Quanto mais vezes usar uma determinada magia, mais ela evoluirá. Isso é bom, pois você quem determinará como quer que seus personagens evoluam. Lembre-se disso e logo você terá dominado plenamente as dinâmicas do jogo.

Aconselho lutar um pouco ao redor de Altair para ganhar algum dinheiro para comprar mais algumas magias e melhorar um pouco seus status, então cruze a ponte ao norte. Continue nessa direção até encontrar um pequeno vilarejo numa floresta: Gatrea.

Gatrea

Não há nada de importante nessa cidade, exceto a localização. Caso esteja com pouco HP e MP, poderá dormir aqui também. Apenas registre-a para mais tarde. Siga oeste de Gatrea e você verá um grande lago em forma de meia lua; dê a volta por ele, seguindo norte e depois leste para encontrar a cidade de Fynn.

Fynn

Itens:
[__] Potion[__] Potion[__] Potion

Key-Itens:
[__] Scott's Ring

A cidade estará repleta de soldados imperiais invencíveis nessa altura do jogo, então simplesmente não converse com eles ou com qualquer outro habitante do lugar. Especialmente, não fale Wild Rose até que eu diga para fazê-lo, ou poderá entrar numa batalha impossível de vencer e receberá um game-over. Todas as lojas estão fechadas e só poderão vender para imperiais, então evite-as por enquanto. Repare, ainda, que o lugar está repleto de monstros, então espere algumas batalhas aleatórias. Siga norte até uma cerca, então dê a volta por fora da cidade, beirando o muro. Você deverá chegar ao PUB, o bar. Ele estará repleto de soldados, mas evite-os e fale com o bartender atrás do balcão ao norte e lhe conte o código Wild Rose. Ele perceberá que somos rebeldes e nos dirá que encontrou um homem ferido há alguns dias. Ele o escondeu numa passagem secreta atrás do balcão. Após nos dar a localização dele, o bartender fugirá para não ser pego se relacionando com o inimigo. Siga pelo caminho único até encontrar-se com o homem. Ele é Scott, o príncipe de Kashuan e irmão de Gordon. O príncipe está muito ferido e à beira da morte, mas ele pede para dizermos ao seu irmão, Gordon, que Scott sempre acreditou nele e vê no jovem um grande líder. Ele pede, ainda, para entregarmos uma mensagem ao rei. Segundo ele, o Conde Borghen os traiu, pois permitiu que os soldados do império entrassem em Fynn sem serem notados. Agora Borghen é um comandante do império. Por fim, ele pede para dizermos a Hilda que ele a ama, mas depois volta atrás, pois está à beira da morte e isso só a faria sentir-se pior. Maria pergunta-lhe sobre Leon, mas ele não sabe do seu paradeiro. Após nos entregar o Scott's Ring, o príncipe finalmente morre. Antes de sair, pegue os três Potions nos baús da sala. Sem mais, volte a Altair. Repare que agora podemos abrir o mapa mundo. Para isso, basta apertar o botão Select + O.

Altair

Key-Itens:
[__] Canoe

A primeira coisa a se fazer é falar com Gordon e escolher a opção Items, então mostrar-lhe o anel do seu irmão. Ele ficará pensativo. Por enquanto, ainda não terá nenhuma reação, mas é um dos passos para recrutá-lo. Fale com Hilda e lhe mostre o anel também. Ela reconhecerá o anel do seu amado e perguntará onde o conseguimos. Firion conta o que aconteceu, mas, conforme Scott lhe pediu, oculta-lhe sua última mensagem. Ela diz para Firion ficar com o anel, pois é uma prova de coragem. Como conseguimos entrar em Fynn e contatar Scott, Hilda reconhece que subestimou os jovens e permite que eles entrem para o exército real. Hilda nos dará a primeira missão: coletar Mythril, um raro metal usado para fabricar poderosas armas. Escolha a opção Learn e depois Ask > Mythril para perguntar-lhe o que é esse metal. A princesa conta que o motivo de terem perdido Fynn foi por estarem mal equipados, por isso, ordenou a um soldado chamado Josef que procurasse por um veio desse metal precioso. A última notícia que tiveram dele era que estava num vilarejo chamado Salamand. Ela pede para irmos até esse vilarejo para procurar por Josef. Fale com Minwu para receber o item Canoe, uma canoa que permite cruzar lagos e rios pequenos. Além disso, o poderoso Minwu entrará para o nosso grupo.

Ao final de cada capítulo, colocarei um compilado dos novos monstros que descobrimos no bestiário. Isso será importante porque completar o bestiário irá liberar os extras do jogo.

Bestiário:
1. Leg Eater3. Hornet96. Goblin
Total: 3 (2%)

O Metal Raro

Fale novamente com Hilda para saber que os imperais estão construindo a Dreadnought na cidade de Bafsk, uma poderosa aeronave (Airship) de guerra. O responsável pela criação das aeronaves chama-se Cid, o antigo capitão dos Cavaleiros Brancos de Fynn. Hilda fala que Cid ficou transtornado com a construção da aeronave e exilou-se de todos, deixando Fynn. Suas ideias, no entanto, continuam vivas, pois outros engenheiros estão utilizando o seu conhecimento para construir outras naves, como é o caso da Dreadnought. Atualmente, ele vive na cidade de Poft e transporta as pessoas de um lado a outro do mundo por um preço. Com o dinheiro das viagens, ele aprimora ainda mais sua aeronave. Sem mais, deixe Altair e siga norte até o lago, então leste até a cidade portuária de Paloom.

Paloom

Paloom é uma cidade com excelentes equipamentos de proteção. Logo à frente está o INN, caso precise descansar e recuperar o HP e MP. Ao sul dele está a loja de itens, mas não há nada de novo em relação a Altair. Ao norte do INN está a loja de armas, mas não há nada novo aqui também. A oeste está a loja de equipamentos de defesa; renove todos. Ao sui dela está a loja de magias; aqui são vendidas as excelentes magias Shell e Protect. Aconselho comprá-las. Você terá a opção de pegar um transporte até a próxima cidade, mas aconselho seguir a pé, pois alguns monstros novos poderão ser encontrados. Além disso, você deve estar precisando de um pouco de dinheiro agora que torrou tudo nos equipamentos novos, não é?

Saia de Paloom e siga norte, beirando o litoral. Você passará por uma montanha; siga um pouco a leste para passar por ela e continuar norte. Você verá uma montanha rodeada por florestas, siga ao sul dela para encontrar a cidade portuária de Poft.

Poft

Reabasteça os suprimentos, se precisar, e vá ao PUB. Você encontrará Cid, um senhor de cabelos brancos. Falando com ele, escolha o código Airship e ele contará que poderemos usar sua aeronave para ir até Salamand, mas não aconselho isso, pois, além de ser caro, você deixará de enfrentar valiosas batalhas. Salamand, apesar do nome, é uma cidade gélida a noroeste de Poft.

Salamand

A oeste da entrada está a loja de itens, mas não há nada de novo, por enquanto. Siga leste e entre na loja de magias. Veja quanta magia boa, mas aconselho pegar Warp ou Teleport. Uma vez que Minwu já possui Life, acredito que você poderá ignorá-la por enquanto. Ao norte da loja de magias está a casa de Josef. Fale com ele e pergunte-lhe sobre o Mythril. O homem diz que encontrou algumas pistas, mas não irá compartilhar a sua informação com estranhos. Ele diz que precisaremos provar o nosso valor primeiro. Ele diz que os homens de Salamand estão prisioneiros em Semitt Fall e pede para nós irmos até lá resgatá-los. Bem, acho que não temos muita escolha, então vamos em frente. A oeste da casa de Josef está o INN. A esote do INN está aloja de armas. Aqui, teremos as evoluções para arco-e-flecha, espada simples, machado e cetro; atualize os equipamentos de todos. A loja de equipamentos defensivos não tem nenhuma novidade, então pule-a, por enquanto.

Para chegar a Semmit Falls, você deverá seguir oeste, passando por uma pequena caverna, até chegar a um pequeno rio. Siga por ele, entre as montanhas, e você deverá ver outra caverna à frente.

Semmit Falls

Itens:
[__] 200 Gil[__] 400 Gil[__] Eye Drops[__] Potion[__] Hi-Potion
[__] 200 Gil[__] 250 Gil[__] Fire Tome[__] Teleport Tome
Key-Itens:
[__] Mythril

Ao entrar, siga para a esquerda e você deverá ver um cristal azul; nós o usaremos depois, então deixe para mais tarde. Continue oeste até o caminho dividir, então siga oeste e depois norte para pegar 200 Gil. Volte e siga sul até o caminho se dividir entre leste e oeste; siga leste para pegar 400 Gil, então volte e siga oeste, descendo as escadas. No andar inferior, saia da água e siga norte, então noroeste o máximo que puder para encontrar um baú com um Eye Drops. Volte um pouco e siga leste, passando pela água, para pegar um Potion. Volte sul e siga sudeste para chegar a uma parte de água. Continue em frente e pegue um Hi-Potion no baú, então continue norte. Você verá quatro portas. Três delas levarão a uma sala repleta de monstros e outra levará à escada ao andar inferior. Da esquerda para a direita, o caminho que você deverá seguir é a primeira porta, mas se estiver interessado em treinar um pouco, entre nas outras três. No andar seguinte, siga sul até encontrar um baú com 200 Gil, então volte e siga oeste. Ignore a porta a nordeste, pois leva a uma sala com monstros. Ao invés disso, siga sudoeste e cruze a ponte para pegar 250 Gil no baú. O caminho ao sul não leva a nada, então volte e siga noroeste. Você verá mais três portas. Entre na sala mais a oeste para chegar ao local onde estão os prisioneiros.

Lembra-se de Paul, o ladrão que encontramos em Altair? Ele diz que soube que os jovens estavam procurando por um veio de Mythril e decidiu que iria encontrá-lo antes de nós. Como ele foi descuidado, acabou sendo pego pelos imperiais e teve que trabalhar como escravo também. Ele diz ainda que Nelly, a filha de Josef, também foi aprisionada. Ele promete levar os prisioneiros em segurança. Continue em frente a próxima área. Siga em frente e continue norte após cruzar a ponte para pegar um Fire Tome no baú, então volte e continue leste. Na próxima divisa, siga norte até a área seguinte, pois os outros caminhos não levam a nada. Na próxima área, cruze a ponte a oeste e continue norte até a divisa. A porta a oeste leva a uma sala com monstros, então siga nordeste e abra o baú para conseguir um Teleport Tome. Antes de sair, no entanto, um poderoso monstro aparecerá. Ele chama-se Land Turtle é é praticamente imune a ataques físicos. No entanto, ele é vulnerável a ataques mágicos, especialmente de gelo. Assim, lance uma ou duas magias Blizzard e o derrotará facilmente. Volte ao início da área e siga norte. A porta a leste leva a monstros ,então entre na porta à esquerda. Salve e cure-se, então você verá o sargento do império que aprisionou os aldeões.

SERGEANT
420 HP150 GilFraquezas: - - -Resistência: - - -
Itens: Mythril Helm, Mythril Axe, Mythril Armor, Mythril Bow.
A dificuldade dessa batalha será proporcional à forma como evoluiu seus personagens. O soldado possui tanto poder de ataque quando defensivos muito altos, o que poderá ser um problema para você. A primeira coisa que você deverá fazer é usar as magias Blink e Protect para aumentar as proteções de seus aliados. Seargent só possui um único ataque físico, que atinge a um único personagem, mas retira quase 80 do HP dele. Tome cuidado e proteja seus personagens o mais depressa possível. Magias são mais efetivas que ataques físicos, mas lembre-se de que você precisará do MP para curar-se em algum momento, então não gaste-o todo. Os itens deixados ao final da batalha são extremamente raros, então não se preocupe se não os conseguir.

Apos a batalha, pegue o Mythril no baú. Com esse item, poderemos forjar novos equipamentos. Antes de voltarmos a Altair, no entanto, vamos dar uma passada em Salamd.

Salamand

Fale com Josef para que ele lhe agradeça por ter salvado a sua filha e mostre-lhe o Mythril que acabamos de pegar. Ele diz para mostrarmos esse item à princesa Hilda. Assim, faça todo o caminho de volta Altair.

Altair

Fale com a princesa Hilda e mostre-lhe o Mythril. Ela diz para levarmos esse item ao ferreiro real. Vá à loja de armas e fale com o velho Tobul, mostrando-lhe o Mythril que acabamos de conseguir. Ele usará para produzir itens de Mythril e a partir de agora as lojas de armas e armaduras de cidades aliadas a Fynn irão vender itens de Mythril. Renove suas armaduras na cidade de Altair e dê uma passada na loja de armas para ver se algo lhe chama atenção. Feito isso, vá a Paloom e veja as armas que são vendidas por lá. Não há armaduras novas, então não precisa nem entrar na loja de armaduras. Quando estiver pronto, volte e fale com Hilda. Ela diz que os cavaleiros negros estavam observando e guardando a construção do Dreadnought, mas quando o imperador soube que sua minha de Mythril tinha sido saqueada pelos rebeldes, mandou que seus cavaleiros fossem até lá para proteger o veio. Hilda fala que a cidade de Basfk está desprotegida, então dirá para irmos até lá para impedir que o navio seja concluído.

Bestiário:
2. Vampire Thorn4. Queen Bee6. Sasquatch10. Sprinter13. Land Turtle
23. Zombie76. Green Slime97. Goblin Guard99. Baloon103. Soldier
104. Sergeant
Total: 14 (8%)

O Sacrifício

Repare que Minwu ainda está no nosso grupo, o que é algo muito bom! Bafsk fica a leste de Poft, contornando as montanhas.

Bafsk

Nós estamos numa cidade inimiga, então evite ficar falando com as pessoas para que elas não descubram que somos rebeldes. À direita da entrada está a loja de itens, mas não há nada de novo ainda. Um pouco mais ao sul encontraremos a loja de armas à esquerda e o INN à direita. Não há nada de novo nas lojas, especialmente depois que conseguimos o Mythril. A loja de magias, abaixo do INN, possui a excelente magia Esuna; compre-a assim que puder. À esquerda da loja de magias você deverá ver um soldado atrás de uma casa. Ao falar com ele, o soldado irá comentar que o general Borghen é um idiota. Estranho, os soldados negros são famosos por não demonstrarem nenhuma emoção. Escolha a opção Wild Rose para descobrir que o soldado é um espião de Fynn. Escolha a opção Dreadnought para contar que viemos para destruí-lo, então o soldado dirá que há uma passagem secreta pelos esgotos que leva até ele. Continue pelo mesmo caminho que o espião foi para encontrar a entrada dos esgotos.

Da entrada, siga diretamente ao norte e pegue uma Longsword no baú. Volte um pouco e siga para a direita, pegando o próximo caminho ao sul e continuando nesse direção após ele. Pegue um Longbow no baú, então suba as escadas à direita. Na área seguinte apenas siga pelo caminho à direita em todas as divisas até chegar ao final dos esgotos. Veremos que os cavaleiros negros não foram proteger a minha de Mythril, mas continuaram em Bafsk trabalhando na Dreadnought e agora ela está concluída. Nós não poderemos fazer nada a não ser observar enquanto a aeronave levanta voo. Retomando o controle, volte aos esgotos e siga pelo corredor à direita. Entre na sala e pegue o Pass no baú, então pise no portal para sair da cidade. Retomando o controle, volte a Poft.

Poft

Chegando à cidade, você verá que ela foi completamente destruída pelo Dreadnought e vários aldeões estão mortos. Entre no PUB e procure por Cid. Pergunte-lhe sobre Ariships e ele dirá que o poder delas vem de um item chamado Sunfire (escolha a opção Learn para aprendê-la). Sem mais, volte a Altair.

Altair

Chegando a Altair, veja que a cidade foi completamente destruída pela Dreadnought. Fale com Hilda para saber que muitos perderam a vida com o ataque da poderosa aeronave, o que fez com que a condição de saúde do rei piorasse. O rei sabe que a hora da sua morte está chegando e sofre ao ver que seu povo está sofrendo nas mãos do império. Maria pergunta se Minwu não poderia fazer nada para curar o rei, mas o mago diz que a única coisa que pode fazer é aliviar a dor causada pelas feridas. A morte é algo inevitável até mesmo para o mais poderoso dos magos brancos. Minwu decide ficar para ajudar a tratar os feridos, saindo do grupo por um bom tempo. Apesar de sua saída, não aconselho retirar seus equipamentos. Isso será uma grande perda para os heróis, pois Minwu era um excelente feiticeiro e conseguia curar todo o HP dos personagens, além de ter mais de 100 pontos de MP! Bem, não adianta chorar sobre o leite derramado, então saia e entre na sala do rei. Pergunte-lhe sobre a Sunfire para saber que a decisão de Scott em continuar lutando foi para proteger os portões de Kashuan Keep, o lugar onde está guardada a Sunfire. Para abrir esses portões, os jovens precisarão da Goddess's Bell, um item mágico cuja localização é conhecida apenas pela família real de Kashuan. Conhecemos dois membros da família real de Kashuan: Hilda e Gordon. O jovem príncipe está desaparecido desde o ataque, então vamos falar com Hilda, a princesa de Fynn e esposa do falecido príncipe de Kashuan. A jovem diz que O Sunfire é o símbolo da família real de Kashuan e está guardado em Kashuan Keep. Firion lembra-se do que Cid lhe disse: o poder das aeronaves tem como base a Sunfire. É possível que o poder desse artefato seja capaz de destruir a aeronave. Fale com ela novamente e escolha a opção Goddess's Bell para saber que os portões de Kashuan Keep só podem ser abertos por um membro da família real ou por um artefato mágico chamado Goddess's Bell. Ela ouviu de Gordon que esse artefato está guardado numa caverna ao norte do continente. Vamos falar com Joshua, pois ele deve conhecer bem a região gélida.

Salamand

Fale com Josef e pergunte-lhe sobre o Goddess's Bell. ele diz que para chegar às cavernas gélidas onde o artefato está escondido será necessário conseguir um veículo de transporte na neve. Ele possui um, mas guarda-o num local secreto para evitar que pessoas mal intencionadas o peguem. O homem ficará arrependido por não ter nos ajudado a salvar a sua filha, então decide entrar para o grupo. Josef é um guerreiro especialista em lutar com mãos nuas, mas os seus equipamentos de defesa estão muito fracos. Por isso, mesmo que seja longe, aconselho voltar a Altair para renovar o seu estoque de equipamentos. Quando estiver pronto, volte a Semitt Falls.

Semitt Falls

Key-Itens:
[__] Snowcraft

Lembra-se daquele cristal de antes? Siga para lá e examine a parede no canto superior direito para descobrir uma passagem secreta. Josef dirá para acionarmos o cristal para liberar o caminho. Faça isso e prossiga pela passagem secreta. Pegue o Snowcraft no baú e saia. Snow Cavern está na porção norte do continente. Para chegar lá, siga para a porção noroeste e entre num pequeno corredor de neve. Prossiga por essa região até ao extremo nordeste do continente, onde você deverá ver uma caverna.

Snow Cavern

Itens:
[__] 300 Gil[__] 350 Gil[__] Antartic Wind[__] Battle Axe[__] Antidote
[__] Mythril Mace[__] Potion[__] Blizzard Tome[__] Potion[__] Mythril Spear
[__] Mythril Shield[__] Ancient Sword[__] Silver Cuirass
Key-Itens:
[__] Goddess's Bell

Suba as escadas à esquerda e continue pelo caminho único até a divisa. Vá norte e pegue 300 Gil no baú, então volte e continue sul. Vá leste na próxima divisa para pegar 350 Gil, então volte e prossiga pelo caminho ao sul. No andar seguinte, prossiga até o lago. A porta ao norte leva a uma sala repleta de monstros, então ignore-a. Ao invés disso, siga sul até a próxima área. Entre no lago à esquerda e prossiga pelo caminho único até encontrar um baú com um Antartic Wind, pegue-o e volte ao início da área.

Continue sul até a divisa, onde você deverá seguir norte até poder subior de volta ao andar anterior.Siga pelo caminho inferior direito na divisa e pegue um Battle Axe no baú. À esquerda, você deverá encontrar um Antidote. Continue nessa direção e depois vá norte para pegar um baú com a excelente Mythril Mace, mas será atacado por alguns monstros. Feito isso, volte ao andar anterior e continue sul até o próximo andar. Siga norte na divisa e depois oeste para pegar um Potion no baú, então volte e siga leste para pegar um Lizzard Tome no baú. Siga diretamente ao sul até encontrar outro baú com um Potion. Siga leste e depois norte para pegar a Mythril Spear, uma excelente arma. Feito isso, continue norte. A sala à esquerda está repleta de monstros, então ignore-a agora. Desça as escadas para chegar ao próximo andar.

Siga para a extrema esquerda da área e pegue um Mythril Shield no baú ao norte. A sala abaixo está repleta de monstros, então ignore-a e volte à divisa. Continue sul e siga para a esquerda para chegar numa área um pouco maior. No canto inferior esquerdo dessa área você encontrará um baú com a Ancient Sword, a melhor espada nessa fase do jogo. Feito isso, volte à última divisa e continue sul, entrando na porta à direita. Você chegará a uma sala repleta de gatinhos. Fale com o líder deles, que está no canto superior esquerdo da tela, para descobrir que Guy consegue falar a língua deles. Pergunte-lhe sobre o Goddess's Bell e ele dirá que está numa passagem secreta à direita. Para encontrá-la, apenas siga leste. Na tela seguinte, siga pelo caminho único e pegue um Silver Cuirass no baú, então salve, cure-se e enfrente o monstro ao norte.

ADAMANTOISE
675 HP450 GilFraquezas: GeloResistência: Trovão, Poison
Itens: Diamond Shield
Adamantoise possui um corpo praticamente imune a ataques físicos, então será extremamente difícil derrotá-lo se não tiver poupado seu MP. Ele é extremamente fraco contra ataques de gelo, então aproveite-se dessa fraqueza e lance suas magias Blizzard. Caso esteja numa situação muito ruim, você poderá usar o item Antartic Wind, conseguido nessa dungeon, para causar algo em torno de 400 de dano ao HP dele. Josef, por lutar com mãos vazias, conseguirá causar um pouco mais de dano. Seus ataques causam entre 80 e 100 de dano, mas alcançam apenas um único personagem, facilitando a cura.

Após a batalha, você conseguirá o Goddess's Bell e uma passagem para sair do local aparecerá. Siga por ela para voltar ao primeiro andar. Ao tentar sair, o grupo será surpreendido por Borghen, que o atacará.

BORGHEN
240 HP600 GilFraquezas: - - -Resistência: - - -
Itens: Hi-Potion, Mythril Knife.
Comparado com Adamantoise, Borghen é uma piada! Seus ataques físicos causam menos de 50 de dano ao HP e sua única skill é Restore III, onde ele usará um Hi-Potion para curar-se. Apenas siga com seus ataques físicos comuns até que ele seja derrotado. Não vale nem à pena gastar seu MP com ele.

Após a batalha, Borghen cairá morto, mas não sem antes explodir uma parte da caverna, fazendo uma enorme rocha rolar sobre os jovens. Josef decide segurar a enorme rocha com seus punhos, permitindo que os seus amigos fujam da caverna. Josef não consegue segurar a rocha por muito tempo e acaba morrendo esmagado...

Kashuan Keep

Itens:
[__] Cure Tome[__] 500 Gil[__] Golden Shield[__] Mythril Sword[__] Werebuster
[__] Mythril Axe[__] Golden Armor[__] Antidote[__] Mallet[__] Eye Drops
Key-Itens:
[__] Egil Torch[__] Sunlit Fire

O nosso destino é Kashuan Keep, mas para chegar até lá você precisará seguir para Bafsk. Continue sudeste dessa cidade até chegar numa densa floresta rodeada por uma montanha. Siga leste até conseguir entrar na floresta, então vá ao centro dela para encontrar o local. Antes de entrar, aconselho lutar um pouco e aumentar o poder de ataque físico dos seus personagens, bem como o seu MP, permitindo usar várias magias de cura. Os monstros aqui possuem uma elevada defesa contra ataques físicos, por isso é necessário farmar um pouco.

Logo ao entrar você verá o Sinlit Fire, mas não poderá pegá-lo agora. É preciso um item especial encontrado no subterrâneo do lugar. Aproxime-se do portão e use o Goddess's Bell para abri-lo. Logo à frente, você encontrará Gordon, que estava procurando uma forma de levar o Sinlit Fire de voltar a Altair e se redimir por sua covardia. Ele diz que nunca veio aqui e que está perdido, mas pede para unir-se ao trio para ajudá-los nas batalhas. Ao contrário dos últimos personagens, Gordon não é uma dição tão boa assim. Ele possui proficiência em lanças e equipamentos fraquíssimos. Além do mais, não tem nenhuma magia equipada. Você poderia voltar todo o caminho para equipar alguma coisa nele, mas não vale à pena, pois é muito longe. Dê para ele os equipamentos de Josef e continue.

Na área seguinte, siga sul e pegue um Cure Tome. Aconselho equipa-lo em Gordon para deixá-lo menos inútil. Volte e siga para a esquerda. A sala acima está repleta de monstros, então ignore-a e siga sul. À sua direita, você deverá ver uma escada; suba por ela. Vá sul na divisa e depois leste. Continue pelo caminho único até encontrar 500 Gil. Continue para a esquerda até o próximo andar. Continue pelo caminho único até chegar à sala com vários pilares; siga pelo corredor do meio (2º da esquerda para a direita) e pegue um Golden Shield no baú, mas tome cuidado com os monstros. Volte e continue pelo corredor à direita até o próximo andar. Siga sul e depois para a esquerda. A porta leva a uma sala repleta de monstros, então continue para a esquerda e entre na sala seguinte. Pegue uma Mythril Sword, uma Werebuster e um Mythril Axe. Volte à sala anterior e siga norte, então à esquerda até o próximo andar.

Siga para a direita na divisa, então sul para pegar a Golden Armor. Volte e continue leste, entrando na próxima sala. Pegue um Antidote, um Mallet e um Eye Drops nos baús, então volte e continue sul. Ignore o primeiro caminho à esquerda e entre no segundo, pois a porta abaixo leva a uma sala repleta de monstros. Continue para a esquerda até poder descer à próxima área. Cruze a porta à esquerda e então prepare-se para uma difícil batalha. Se estiver com pouco MP aconselho usar a magia Teleport e voltar à cidade mais próxima para curar-se antes de seguir em frente. De qualquer forma, um monstro de fogo atacará o grupo. Gordon comenta que ouviu histórias sobre um monstro flamejante estar guardando a câmara de tesouros da sua família, mas é a primeira vez que ele a vê.

RED SOUL
540 HP100 GilFraquezas: - - -Resistência: Todos os elementos
Itens: - - -
Apesar de flamejante, Red Soul absorverá praticamente todos os ataques mágicos lançados sobre ele. Ele poderá lançar magias de fogo extremamente poderosas (uma delas poderá causar até 100 de dano em todos os personagens). Praticamente, ele não usará ataques físicos, preferindo poderosas magias. Assim, lance a magia Shell no começo da batalha para equilibrar as coisas. Se você fez o que eu sugeri e evoluiu o poder de ataque físico dos seus personagens, não terá dificuldades aqui; caso contrário, essa batalha poderá ser longa e demorada. Aproveite para curar toda vez que o monstro usar a magia Fire 12.

Após a batalha, pegue o Egil Torch no baú e volte à entrada da dungeon. Examine o Sunlit Fire e use o Egil Torch para pegá-lo. Ao sair, você verá uma cena com a Dreadnought perseguindo a aeronave de Cid.

Bestiário:
5. Snowman7. Icicle12. Adamantoise14. Ogre15. Ogre Mage
17. Dual Heads19. Werenat21. Dead Head24. Ghoul 25. Ghast
27. Shadow28. Wraith46. Borghen80. Red Soul100. Grenade
101. Mine
Total: 30 (17%)

A Terrível Dreadnought

Retomando o controle, siga um pouco ao sul até encontrar uma pequena área aberta na floresta. A tela mudará avisando que você entrou numa área secreta. Ande pela região até encontrar um Chocobo (uma ave amarela. se não conhecesse essa figura carismática). Montado num chocobo você não enfrentará batalhas aleatórias, então aproveite para explorar a região. Sobre o chocobo, volte a Altair.

Altair

Vá à sala do trono para ver que Hilda não está lá. Converse com os guardas para saber que Hilda sentiu-se mal por dar uma missão tão perigosa e pediu a Cid que a levasse até Kashuan Keep, mas a aeronave foi capturada no caminho, com a princesa dentro dela. Fale com o rei, que pedirá para resgatarmos a sua filha. Durma no INN para recuperar o HP e MP, então siga noroeste, passando por Fynn até a extremidade do mapa. Tome cuidado, pois os inimigos no mapa serão muito mais fortes do que os que temos enfrentado. Quando estiver pronto, suba na aeronave.

Dreadnought

Itens:
[__] Sleep Blade[__] 600 Gil[__] Potion[__] Hi-Potion[__] Dark Bow
[__] Thief's Glove[__] Trident[__] Main Gauche[__] Ice Shield[__] Giant's Helmet

Ao entrar, fale com o guarda e lhe mostre o Pass para poder entrar. Se você falar com os guardas irá enfrentar os cavaleiros negros. Apesar de você já ter poder suficiente para derrotá-los, não há nenhuma utilidade em fazê-lo, pois os monstros aleatórios deixam melhores itens e Gil, sendo muito mais fáceis. Retomando o controle, siga leste e desça as escadas para chegar ao segundo andar da aeronave. Dê exatamente um passo para baixo e ande para a direta até encontrar uma passagem secreta para a cela. Pegue a Sleep Blade, além de ser a melhor espada até agora em termos de poder de ataque, ela consegue colocar os inimigos para dormir com uma boa possibilidade de acerto. Tenha em mente, no entanto, que terá que derrotar os inimigos que aparecem e um deles é um dos cavaleiros negros. Sem mais, volte à tela anterior e siga um pouco para a esquerda. Suba as escadas e siga para a esquerda para encontrar um baú com 600 Gil. Evite todas as portas que vir; elas levam a salas com monstros. Siga leste até o final e depois leste novamente na divisa. Continue pelo caminho único até a próxima tela.

Comece seguindo sul e quando o caminho se dividir siga leste. No final do caminho você verá dois baús com um Potion e um Hi-Potion. Volte à divisa anterior e siga para a esquerda. Continue para a esquerda na próxima divisa para encontrar um baú e um Dark Bow dentro dele. Esse é o melhor arco que temos até agora, pois além de ser o mais poderoso em termos de ataque, também pode causar o status Darkness. Volte e siga sul. À esquerda você deverá encontrar um baú com uma Thief's Glove, o melhor acessório até agora. Além de melhorar consideravelmente a sua defesa, aumenta a agilidade. Excelente para o seu curador. Siga para a direita na divisa e abra os portões, libertando Hilda e Cid. Fale primeiro com a princesa, que agradecerá por a termos salvado, então fale com Cid. O construtor começa a bolar um plano de fuga usando o Sunlit Fire. Ele diz para o encontrarmos no último andar da aeronave.

Volte ao andar anterior e siga o caminho único até a divisa, então vá sul. Continue pelo caminho único do terceiro andar até a próxima tela. O quarto andar é uma enorme área. Siga pelo caminho sudeste e ignore a escada ao norte. Siga para o canto nordeste, onde há quatros baús. Salve e cure-se, então comece a abri-los. Em um deles você enfrentará o Hill Gigas, o monstro mais poderoso até agora.

HILL GIGAS
750 HP450 GilFraquezas: SleepResistência: - - -
Itens: Giant's Helm, Giant's Glove.
Se você esgotou todo o seu MP até agora, nem tente enfrentá-lo, pois perderá fácil. Lance as magias Protect e Blink em todos os membros para melhorar as suas oportunidades de escapar dos ataques de Hill Gigas. Ele possui apenas um ataque físico simples, mas causará de 300 a 350 de dano em cada golpe! Praticamente você terá que curar a cada turno. Além disso, ele é praticamente imune a ataques físicos, pois sua resistência é absurda. Você só conseguirá fazer algum dano se lançar a magia Berserk no seu aliado mais poderoso. A melhor estratégia é aproveitar-se da fraqueza do monstro contra a magia Sleep e mandar ver. Veja, no entanto, que ele está no level 5, então você terá que ter a magia Sleep pelo menos no level 3 para conseguir alguma coisa. Outra estratégia possível é atacar usando a Sleep Blade. De qualquer forma, ele é relativamente fraco contra ataques mágicos, então pode ser essa a estratégia mais rápida, visto que ele só tem 750 HP.

Após a batalha, pegue os itens Trident, Main Gauche, Ice Shield e Giant's Helm. Todos esses equipamentos são os melhores até agora, então equipe-os assim que puder. Feito isso, volte e suba as escadas no centro. Continue pelo caminho único até o quinto andar. Esse lugar é um verdadeiro labirinto, pois não poderemos encontrar com os soldados. Siga leste, depois norte, dando a volta na sala de onde acabamos de vir. Você verá um soldado no canto inferior esquerdo, então dê a volta nele e continue leste. Há um soldado no canto inferior direito, então dê a volta nele e siga norte até o final. Siga oeste e pegue o primeiro caminho ao sul depois do soldado. Siga para a direita, depois sul e por fim esquerda. Você verá uma porta ao norte; entre nela. Siga norte e examine a caldeira. Use o Sunlit Fire para fazê-la superaquecer e explodir. Um cavaleiro negro aparecerá e Maria reconhecerá sua voz, mas não temos tempo para entender o que está acontecendo, pois o navio está explodindo. O grupo foge no último momento, salvo por Cid e sua aeronave. Ele os deixa na cidade de Altair e vai embora. Sem mais, entre na cidade.

Altair

Antes de continuar, retire todos os equipamentos de Gordon, então entre no quarto do rei. Chegando lá, Minwu nos diz que fez tudo o que pôde, mas a vida do rei está se esgotando. Ele pede um último favor aos seus três homens de confiança. Ele vira-se para Gordon e diz que ele tornou-se um homem honrado e capaz de liderar as forças de Fynn contra o terrível mal do império. Ele vira-se para Minwu e diz que há um grande selo que lacra um livro que ensina a magia suprema: Ultima. O rei pede que Minwu encontre o Ultima Tome e aprenda essa magia. A Firion ele pede que o jovem vá a Deist, o lar dos dragoons. Esses poderosos guerreiros conseguiram a façanha de domar dragões, mas aparentemente foram dizimados tempos atrás. O rei recusa-se a acreditar que isso seja verdade. Firion deve ir até lá e conseguir a ajuda deles, pois são guerreiros extremamente poderosos. Antes de morrer, ele faz mais um pedido: que cuidem de Hilda. Após a cena, Gordon e Minwu saem para cumprir os desejos do seu falecido rei.

Bestiário:
11. Phorusracos20. Stunner42. Helldiver107. Magician110. Werepanther
114. Hill Gigas
Total: 36 (21%)

De volta para casa

Retomando o controle, siga para a sala do trono e fale com Gordon novamente para aprender sobre os Dragoons e sobre os Wyverns. Ele fala que esses guerreiros eram conhecidos por conseguir falar a língua dos dragões, por isso conseguiram domesticá-los. Você deve ter acumulado uma enorme quantidade de dinheiro, certo? Aproveite a oportunidade para comprar alguns itens de recuperação de status, Ethers e Cottages. Eu particularmente acho esse último item muito efetivo, pois consegue curar totalmente o HP e MP de todos os personagens, mas só pode ser usado no mapa mundo. Para chegar ao vilarejo de Deist, teremos que ir a Poloom e pegar um navio.

Poloom

Vê a garota de azul na entrada? Ela possui um navio que está partindo imediatamente a Deist. Que conveniente! Mas, espere! Maria acha tudo isso MUITO conveniente, mas Firion diz não ter outra opção. Ela diz chamar-se Leila e estará nos esperando do lado de fora da cidade. Saia de Ploom e entre no navio. No meio da cidade ela se mostra uma pirata e ataca o trio. Os piratas são fracos e não oferecem perigo algum, especialmente depois de termos enfrentado os monstros poderosos na Dreadnought. Ao ver seus homens derrotados, Leila se ajoelha aos pés de Firion, como se estivesse esperando ser sacrificada. No entanto, o jovem tem outros planos para a bela pirata; ele pede a sua ajuda para lutar contra o império. Ela aceitará a oferta e nos dará o controle do seu navio. Duas observações sobre Leila. A primeira é que ela é canhota, então equipe a melhor arma na sua mão esquerda. A segunda coisa, é que ela é excelente em magias, especialmente as de ataque, como Thunder. Ela é um dos melhores personagens do jogo, mas precisa ser evoluída apropriadamente, especialmente a sua defesa. Quando ela entrou para o meu grupo, por exemplo, tinha metade do HP de Maria, a personagem com o menor HP. Para chegar a Deist, siga sudeste do local onde você encontrou Leila e siga pela encosta até chegar numa área ampla; siga sul até encontrar um continente gélido. Navegue leste e depois um pouco ao sul para chegar a uma nova ilha desembarque aqui. Siga para a esquerda e você deverá ver um castelo: entre nele.

Deist Castle

Itens:
[__] Cottage[__] Curse Tome[__] Stop Tome[__] Stun Tome[__] Unicorn Horn
[__] Eye Drops[__] Antidote[__] Cross[__] Mallet[__] Gold Needle
[__] Sage's Wisdom[__] Saint's Spirit[__] Wing Sword[__] Phoenix Down

Chegando no castelo, você deverá ver um garoto. Ao falar com ele, o pequeno fugira. Siga-o até o próximo andar. Pegue um Cottage à esquerda, então siga leste, ignorando todos os corredores, e você verá uma escada. Desça por ela para voltar ao andar inferior e siga pelo corredor sul. Entre na segunda porta à esquerda e pegue um Curse, Stop e Stun Tomes nos baús, então saia. Continue pelo corredor e você pegará um Unicorn Horn. Feito isso, volte à escada e siga oeste. No final do corredor você verá uma sala repleta de baús. Aqui é possível encontrar os seguintes itens: Eye Drops, Antidote, Cross, Mallet, Gold Needle, Sage's Wisdom, Saint's Spirit e a excelente Wing Sword. Sem mais, volte ao andar anterior Siga sul até não poder mais, então vá um pouco à esquerda e depois ul. Prossiga pelo caminho único até encontrar uma escada; desça por ela. /Pegue um Phoenix Down no baú e volte. Retorne à última divisa e siga oeste. Você verá o garotinho ao lado da sua mãe. A mulher diz que seu esposo foi um dragoon, mas foi assassinado pelo império anos atrás, juntamente com todo o seu povo. Ela e seu filho são os únicos sobreviventes. Ela diz, ainda, que na sala atrás deles há um dragão, mas eles não conseguiram domesticá-lo, pois não falam a língua dos dragões. Ela diz que um pingente mágico escondido nas cavernas ao norte poderá fazer com que a língua dessas feras seja compreensível. Pergunte-lhe sobre os wyverns e ela dirá que o império envenenou a água dos dragões. Ela diz qo seu povo os viu agonizar de dor enquanto perdiam lentamente a sua vida... Sem os seus dragões, os dragoons foram presa fácil para o império e seus temíveis cavaleiros negros. Se tentar entrar no quarto do dragão verá que ele está dormindo. Sem mais o que fazer, deixe o lugar.

Para chegar à caverna dos dragões basta seguir norte do Deist Castle.

Deist Cavern

Key-Itens:
[__] Pendant

Examine a carcaça do dragão para conseguir o Pendant. Sem mais, vamos voltar ao castelo.