What do you need help on? Cancel X
Next  
Close X FAQ/Walkthrough (Portuguese)
by Lucas_Baderna

Table of Contents

BOOKMARK
Jump to:
Would you recommend this Guide? Yes No Hide
Send Skip Hide

FAQ/Walkthrough (Portuguese) by Lucas_Baderna

Updated: 11/21/15

Final Fantasy I

Escrito por Lucas Dantas - lucasbaderna@gmail.com

Iniciado em 26/10/2015

Caso deseje inserir esse detonado em seu site, favor me informar e colocar os créditos.

Walkthrough

O mundo está envolto em trevas. O ventou calou-se... O mar entrou em fúria. A terra entrou em ruínas. Mas as pessoas acreditavam numa velha profecia e aguardavam pacientemente que ela se concretizasse. 'Quando o mundo for tomado pelas trevas, quatro Guerreiros de Luz aparecerão'. Após uma longa jornada, os quatro jovens guerreiros finalmente apareceram. Nas mãos de cada um deles estava um cristal sem brilho.

Antes de iniciar o jogo, você deverá escolher seus heróis. Você deverá dar um nome a cada um deles e escolher a sua profissão:

  • Warrior (Guerreiros): O principal usuário de ataques físicos do jogo. Os Warriors são capazes de empunhar uma grande variedade de armas, como espadas e machados. Apesar de evasão e precisão não serem seus pontos fortes, eles possuem ataques poderosos. Quando bem evoluídos, esses personagens poderão usar magias de cura de nível básico.
  • Thief (Ladino): Com terríveis pontos de ataque e defesa, o real benefício deles está na evasão e na sorte. Mais à frente, esses personagens poderão usar ataques mágicos fracos. Vale lembrar que nesse momento do jogo, os ladinos ainda não possuíam a habilidade Steal ou Mug.
  • Monk (Lutador): Mestres em artes marciais, esses personagens podem lutar com mãos nuas ou mesmo com um nunchaku. Como eles possuem um bônus de ataque ao usar mãos nuas, acaba valendo à pena usa-lo sem arma alguma e poupar dinheiro para equipar os Warriors. A vantagem dessa profissão é que você não gastará muito Gil para torná-lo uma máquina de danos. Os seus pontos negativos são que a sua evolução é muito ruim e seus status crescem muito pouco. Perto do final do jogo, você perceberá que seu Monk é um dos piores guerreiros que você possui.
  • Red Mage (Magos Vermelhos): Red Mage é a classe mais versátil do jogo, pois possuem a possibilidade de lançar magias de ataque e de cura. No entanto, essa habilidade pode se tornar um problema. Uma vez que o número de feitiços que um mago pode aprender por nível é limitado a três, você terá que escolher muito bem quais terão em seu livro de feitiços. Além de magos, esses guerreiros são excelentes até mesmo com ataques físicos.
  • White Mage (Magos Brancos): White Mage é a melhor classe de suporte do jogo. Com magias que podem curar e proteger, esses magos são sempre úteis. Ao invés de gastar todo o seu dinheiro com caros itens de cura, você poderá usar uma magia e recuperar seus aliados num momento de crise. Eles possuem uma defesa muito baixa, por isso devem ficar na retaguarda. Se você decidir colocar um desses personagens, saiba que ele é inútil para atacar.
  • Black Mage (Mago Negro): Capazes de lançar poderosas magias de ataque e confusão, Black Mages são uma boa pedida. Inicialmente, esses personagens são apenas úteis, pois suas magias causam dano considerável ao custo de pontos mágicos. Ao final do jogo, no entanto, eles ganham magias realmente poderosas capazes de obliterar seus inimigos em poucos turnos. Tenha ciência, no entanto, que sem MP eles são extremamente inúteis, pois seus status físicos (defesa e ataque) são os mais baixos do jogo.

Cap. 1: Os Quatro Guerreiros da Luz

Você estará no mapa mundo; entre na cidade logo acima.

Cornelia

O primeiro edifício à esquerda é o INN, um local para descansar e recuperar as energias, mas para isso você terá que pagar 30 Gil, uma quantia muito pequena se comparado com outras cidades. Continue pela estrada e você chegará à praça principal; o edifício com a placa de uma espada é a loja de armas. Sugiro comprar Rapiers para o seu Warrior, Thief ou Red Mage. Sugiro comprar um Hammer para o seu White Mage. Os Black Mages poderão ficar com Knife. Já o Monk, sugiro deixá-lo sem armas, por enquanto. Saia e continue para a esquerda para entrar na loja de armaduras. Sugiro comprar Chain Mails para seus Red Mages e Warriors. Monk e Thief poderão ficar com Leather Armors. Já White Mage e Black Mage deverão ficar com Cloth, por enquanto. Lembre-se de vender aquilo que não precisar mais. Volte e continue à direita para chegar à loja de itens. Especialmente se não trouxe nenhum personagem de suporte (White Mage ou Red Mage com magias de cura), sugiro comprar algumas Potions. Ao norte, você verá o Santuário, um local para reviver os personagens mortos e curar status negativos. Volte à praça central e continue norte. A primeira loja à esquerda vende magias de cura e suporte. Se trouxe um White Mage, sugiro comprar a magia Cure. Dia é excelente para atacar mortos-vivos, podendo ser sua magia de ataque para o White Mage. Protect também é uma excelente escolha, especialmente para proteger seus magos de ataques inimigos. Blink é pouco usável agora, mas sinta-se à vontade. O prédio à esquerda é a loja de magias negras. Fire e Thunder são boas opções agora, mas Sleep e Focus podem ser facilmente deixadas para depois. Quando estiver pronto, fale com um dos guardas próximos às entradas e saídas da cidade para que eles percebam os cristais nos personagens e os reconheçam como os heróis da profecia. Assim, eles os levam para falar com o rei.

Cornelia Castle

Os guerreiros mostram os cristais ao rei, que os reconhece como os heróis da profecia de Lukahn. O rei e seu chanceler contam que Garland, um antigo soldado de confiança do rei, sequestrou a princesa Sarah e escondeu-se em Chaos Shrine, um pequeno templo ao norte do castelo. Os melhores soldados foram enviados para tentar resgatar a princesa, mas Garland derrotou facilmente a todos. Se os guerreiros são mesmo os heróis da profecia, eles devem estar indo em direção aos templos dos cristais. Acontece que a ponte ao norte, que liga o reino de Cornelia aos templos, está destruída. O rei promete consertá-la quando a sua filha estiver a salvo. Sem outra opção, vamos salvar Lady Sarah. Siga sul e desça as escadas até sair do castelo. Não há nenhum item que podemos coletar por aqui.

Siga pelo caminho a noroeste e você deverá encontrar uma caverna. Aqui é o templo do cristal da terra, mas o último terremoto fechou a sua passagem, então ignore-o por enquanto. Continue pelo caminho superior e você deverá chegar ao templo onde Garlando está escondido. Antes de entrar, no entanto, sugiro ficar enfrentando batalhas ao redor desse templo para descobrir todos os seis primeiros monstros do bestiário. Quando estiver pronto, entre no local.

Chaos Shrine

Itens:
[__] Leather Cap[__] Tent[__] Potion[__] Broadsword

Logo ao entrar, você deverá reparar que o templo está em ruínas e que vários monstros habitam o local. Siga para a esquerda e pegue um Leather Cap no baú dentro de um pequeno quarto. Continue norte e pegue um Tent e um Potion nos baús em outra sala. Antes de continuar, tenha certeza de que enfrentou todos os cinco monstros novos da região (Gigas Worm; Warg Wolf; Werewolf; Zombie; e Ghoul) . Sem mais, volte ao início do templo e siga norte para encontrar Garland numa pequena sala com Sarah. O espadachim acredita que o rei trocará o seu reino pela vida de sua filha. Ao ver os heróis, ele os ataca.

GARLAND
212 HP130 Exp250 GilFraqueza: -Resistência: -
Mesmo para um chefe inicial, Garland é muito fácil, especialmente se estiver no level 4 ou mais. Seus ataques podem causar danos elevados, especialmente aos seus magos, mas não devem ser suficientes para matá-los. Se colocou um White Mage ou um Red Mage com a magia Cure, será ainda mais fácil. Os ataques de Garland não costumam tirar mais que 20 de HP, especialmente se equipou os equipamentos que sugeri. Para atacar, prefira ataques físicos, pois o chefe não tem nenhuma vulnerabilidade por enquanto, a não ser que tenha um Black Mage, então lance as magias Fire e Thunder para causar bastante dano.

Após a batalha, Sarah ficará agradecida.

Cornelia Castle

De volta ao castelo, o rei agradece por termos salvado a sua filha e não tem mais dúvidas se os guerreiros são os heróis da profecia. Ele nos conta a profecia toda: "Quando o mundo for tomado pelas trevas, quatro Guerreiros de Luz aparecerão. Se eles não conseguirem juntar os fragmentos da luz, as trevas consumirá o mundo completamente e os quatro cristais nunca mais brilharão..." Ele diz que um dos fragmentos pode ser encontrado no continente ao norte. Com os fragmentos, eles poderão restaurar o brilho dos cristais e purificar a região dos monstros. Ele diz que consertará a ponte ao norte e nos deseja sorte na nossa jornada.

Cap. 2: O Cristal da Terra

No mapa mundo, vá norte e cruze a ponte. Você verá que os soldados do rei estão consertando a ponte, então o caminho agora está liberado. Continue norte e passe as montanhas, então vire à esquerda quando estiver perto de um lago. Continue norte até encontrar uma pequena montanha. Rode ao redor da área para encontrar dois novos monstros (Cobra; e Ogre).

Motoya's Cave

Itens:
[__] Potion[__] Antidote[__] Potion

Aqui, entre na primeira sala que vir para conhecer Motoya, uma poderosa bruxa. Repare que ela colocou as suas vassouras para limpar sua casa... Quando falamos com a senhora, ela diz que não consegue enxergar porque está sem o seu olho de cristal. Retomando o controle, pegue um Potion, um Antidote e outro Potion nos baús à esquerda, então saia do local e volte ao mapa.

Volte ao lago em que entramos à esquerda e continue pela direita. Você passará por algumas florestas durante o caminho; procure pelo monstro Lizard aqui. Seguro o botão O e aperte Select para visualizar o mapa. Vê o pequeno ponto vermelho um pouco à direita; é a cidade de Pravoka; entre nela.

Pravoka

Pravoka é uma cidade portuária onde você poderá comprar equipamentos novos. Siga norte até a praça central, então durma no INN para recuperar suas energias. À direita, o primeiro edifício é o santuário. Ao norte dele, você poderá encontrar a loja de magias brancas; Blindna é uma excelente escolha agora. Ao sul está a loja de magias negras; Temper é uma das melhores escolhas aqui, especialmente se tem dois ou mais guerreiros. Mais ao sul está a loja de armas, onde você poderá comprar Broadswords para seus Warriors e Red Mages, além de Scimitar para seus Thief. Os demais itens não valem à pena. Volte à praça central e siga para a esquerda. Vá ao sul para encontrar a loja de itens e reabastecer seu estoque de itens de cura; caso não tenha magos de suporte em seu tima. À direita está a loja de armaduras; Iron Armor é uma dos melhores equipamentos para seu Warrior até agora. Você terá a opção de ter um Leather Shield para seu Warrior e Leather Gloves para todos. Cuidado com seu dinheiro; se precisar, saia e compre mais. Falando com os NPCs da cidade,saberemos que um grupo de piratas tem atacado o lugar e roubado os aldeões. Ao norte da loja de itens terão três homens; fale com eles para ser atacado pelos temíveis piratas. Mal sabiam eles que estavam mexendo com os Guerreiros da Luz. Entraremos numa batalha contra nove Pirates. Eles são mais fracos do que os monstros que enfrentamos no caminho até Pravoka, especialmente porque melhoramos nossos equipamentos. Após a batalha, ficaremos com o navio dos piratas (hehe...).

Saia da cidade e você verá seu barco logo ao sul; suba nele e você terá o controle do personagem no mar. Aqui, você descobrirá quatro novos monstros (Sahagin; Buccaneer; Shark; e Big Eyes. Este último pode causar o status Paralysis, então tome cuidado. Quando tiver descoberto todos os monstros, navegue ao sul de Cornelia para encontrar um local de desembarque. Continue ao sul e você chegará ao vilarejo de Elfhein, mas o nosso destino é o castelo.

Elfhein Castle

Fale com os NPCs e procure pelo quarto do príncipe para saber que Astos, um rei malígno colocou uma maldição no monarca e roubou os tesouros do reino. O curandeiro do reino diz que existe uma erva capaz de curar a maldição, mas não sabe onde encontrá-la.

Saia e siga para a esquerda, então vá na direção noroeste até encontrar um pequeno lago. Continue para oeste e depois norte. Durante o caminho, você poderá enfrentar o raro Ogre Chief. Você deverá encontrar algumas ruínas; entre.

Western Keep

Apesar de ruínas, aqui não há batalhas aleatórias. Siga norte e entre num pequeno corredor à esquerda, então continue norte até chegar à sala do trono. Veremos o rei de Elfheim, que exilou-se por ter sido enganado por seu irmão Astos. Ele roubou a sua coroa e se escondeu em Marsh Cave, um local repleto de monstros extremamente poderosos e perigosos. Ainda há uma sala de tesouros nas ruínas que Astos não roubou, mas está lacrada, portanto, não poderemos pegá-la agora. Sem mais, deixe o local e siga diretamente ao sul, Se quiser, abra o mapa e veja um pequeno ponto amarelo ao sul; é para lá que temos que ir, mas antes vamos voltar a Elfheim e nos equipar melhor.

Elfheim Village

A primeira casa é o INN, onde você poderá descansar quando precisar. Ao sul dele está a loja de armas, mas não há realmente nada de bom aqui, pois os equipamentos que conseguimos em Pravoka são bem melhores. À esquerda está santuário. Mais à esquerda está a loja de itens; sugiro comprar um bom estoque de Antidotes, pois os inimigos da próxima área causam o status Poison com frequência. Sugiro, ainda, levar alguns Phoenix Downs, pois um dos inimigos possui a habilidade de lançar a magia Death. Ao sul está a loja de armaduras. De novidade, apenas o caríssimo Copper Armlet, um dos poucos equipamentos bons para seu Black e White Mages; o Iron Shield, uma versão melhorada do Leather Shield que compramos em Pravoka; Leather Caps, equipamentos de proteção da cabeça para todos; e o Helm, uma versão evoluída do Leather Cape exclusivo para o Warrior. Continue norte para encontrar a loja de magias negra. Aqui serão vendidas magias de nível 4. Elas são caríssimas (2.500 Gil cada). Aconselho comprar, pelo menos, Haste para seu Black ou Red Mage. À direita dela está a loja de magias brancas de nível 4; que sugiro comprar Poisona e Vox. Continue para a direita até o começo do vilarejo, então siga para a esquerda, passando pelo cemitério, para chegar à loja de magias brancas de nível 3: Cura, Diara e Heal são excelentes opções. Volte um pouco e cruze a ponte ao sul, então entre na loja de magias negras de nível 3: Hold ainda é uma boa opção. Sem mais, vamos voltar e ir a Marsh Cave.

Marsh Cave

Itens:
[__] Dagger[__] 680 Gil[__] 620 Gil[__] Broadsword[__] Phoenix Down
[__] 295 Gil[__] Cottage[__] Copper Armlet[__] 385 Gil[__]
Key-Itens:
[__] Crown

Essa é a primeira dungeon relativamente grande que você encontrará. Os monstros aqui são poderosos e o caminho é longo, então aconselho estar por volta do nível 11 antes de se aventurar por essas bandas. Tome cuidado com Green Slimes e Scorpions, pois eles podem causar o status Poison. Como se não fosse o bastante, Green Slimes só podem ser derrotados com ataques mágicos. Por falar nisso, os monstros que aparecerão nessa dungeon são Tarantula, Ghast, Scorpion, Shadow, Green Slime, Crawler, Gray Ooze, Gargoyle e Bloodbones, Na primeira divisa, siga norte e vá até o andar inferior. Entre na sala no canto superior direito e pegue um Dagger no baú, então volte e entre na sala exatamente à esquerda e pegue 680 Gil, então vá sul e pegue 620 Gil e um Broadsword nos baús. Sem mais, volte ao começo da dungeon e siga sul. Na próxima divisa, continue ao sul e entre na sala no final do corredor. Desça as escadas para chegar a outra parte da caverna.

As salas ao sul possuem baús vazios, então ignore-as. Vá à sala no canto inferior direito e atravesse-a para chegar ao andar inferior. Siga sul e entre na primeira sala que vir para pegar um Phoenix Down, então vá para a direita. As duas próximas salas estão vazias, mas a última delas possui um baú com 295 Gil. A sala logo ao sul está vazia e a que está à esquerda dela também. A próxima, no entanto, possui um baú vazio e outro com um Cottage, uma versão melhorada do Tent. A sala à esquerda possui um Copper Armlet. A sala ao sul está vazia, mas à direita encontraremos a coroa do rei. Antes de enfrentá-los, sugiro estar no nível 14. Astos não as deixaria sem proteção, por isso deixou alguns monstros protegendo-a.

PSICODEMONS
84 HP276 Exp300 GilFraqueza: TrovãoResistência: Fogo, Gelo
Essa batalha é meio confusa, pois o número de inimigos enfrentados é totalmente aleatória. Eles possuem o maior poder de ataque do jogo até agora; ose seus ataques podem causar entre 40 e 65 de dano. Se mais de um inimigo atacar seus personagens ao mesmo tempo pode ser fatal! Aconselho usar a magia Protect nos seus personagens mais vulneráveis (os magos e o Monk). Sugiro, ainda, usar a magia Haste no seu personagem de suporte. O nível de dificuldade da batalha será determinado pelo número de inimigos na tela. Então, se achar muito difícil, basta reentrar no andar e tentar pegar a coroa de novo que uma nova quantidade de inimigos aparecerá.

Após a batalha, você ganhará Crown. Vá à sala à direita para encontrar 385 Gil num baú. A sala à direita de onde você está possui um baú vazio. Sem mais, volte a Western Keep.

Western Keep

De volta a Western Keep, entregue a coroa ao rei. É então que saberemos que o rei é na verdade Astos. Ele veste a coroa e o grupo percebe que ele possui um olho de cristal. O grupo vê a possibilidade de juntar duas vitórias numa só e a batalha tem início.

ASTOS
420 HP2.250 Exp2.000 GilFraqueza: - - -Resistência: - - -
Astos não é tão poderoso quanto as batalhas que enfrentamos em Marsh Cave, mas possui um HP muito alto. O ataque mais perigoso dele é a magia Death, que causa morte instantânea; quando isso acontecer, use um Phoenix Down para reviver o personagem atingido. Por causa do seu olho de cristal, Astos é mais resistente a ataques mágicos, então use o seu Black Mage ou seu Red Mage para lançar a magia Temper para aumentar os ataques do seu Warrior, Monk ou Thief. Faça seu White Mage ou Red MAge curar sempre que o HP dos personagens ficar menor que 30. Astos possui uma velocidade muito alta, então ele atacará antes dos seus personagens.

Antes de voltar a Elfheim, volte a Matoya's Cave.

Motoya's Cave

Key-Itens:
[__] Jolt Tonic

Entregue o olho de cristal a Motoya. A bruxa ficará tão feliz por termos devolvido-lhe a visão que nos dará uma das mais poderosas poções que ela já fez: a Jolt Tonic.

Elfheim Castle

Itens:
[__] Mythril Hammer[__] 800 Gil[__] 700 Gil[__] Bronze Gloves
Key-Itens:
[__] Mystic Key

Vá ao quarto do príncipe e fale com o curador para enregar-lhe o Jolt Tonic. Ele usará a poção no príncipe, que acordará e ficará curado da maldição. Ele ficará tão contente com o que aconteceu que lhe dará a Mystic Key, um item especial para abrir as portas. Siga pelo caminho de fora do castelo e dê a volta para a parte detrás e você deverá enxergar uma sala secreta. Essa é a sala do tesouro do rei dos elfos; como o príncipe nos deu a chave, vamos buscar os tesouros. Nela, encontraremos um Mythril Hammer, 800 Gil, 700 Gil e Bronze Gloves. Sugiro equipar o Mythril Hammer no seu White Mage e o Bronze Gloves no seu Warrior. Agora que temos a Mystic Key, vamos coletar os tesouros dos elfos ao longo das últimas áreas.

Western Keep

Itens:
[__] Power Staff[__] Falchion[__] Steel Gloves

Siga norte e vá para a direita. Continue norte, passando pelos pilares, e depois para a esquerda. Continue pelo caminho único até chegar a uma sala lacrada ao sul. Ao tentar abrir os baús, veremos que Astos deixou alguns monstros protegendo os seus tesouros; derrote-os para poder coletar Power Staff, a melhor arma para seu Black MAge; Falchion, a melhor arma para seu Thief até agora; e Steel Gloves, uma versão ainda melhor da Bronze Gloves que acabamos de conseguir. Além disso, iremos adicionar ao bestiário os monstros Mummy e Wraith.

Marsh Cave

Itens:
[__] Silver Armlet[__] Antidote[__] 1.020 Gil

Siga até a área onde pegamos a coroa e siga repare que há quatro salas ao sul. A que está no canto inferior esquerdo possui um Silver Armlet, equipe-o no seu mago. A sala à direita possui um Antidote. A sala à direita de onde você está não tem nada, mas a última tem 1.020 Gil. Após as batalhas iremos conhecer o monstro Anaconda. Sem mais o que fazer, volte a Cornelia.

Cornelia Castle

Itens:
[__] Mythril Knife[__] Cottage[__] Tent[__] Saber[__] Iron Armor
Key-Itens:
[__] Nitro Powder

Siga pelo caminho intermediário de pedra à direita e dê a volta no castelo. Chegando na porção norte, reentre no castelo pelo caminho ao sul e vá para a direita. Você deverá chegar à salas do tesouro de Cornelia. O rei lacrou as portas com uma tecnologia élfica antiga, mas nós temos a Mystic Key, então vamos abri-la. Pegaremos um Cottage, um Saber, um Mythril Knife, Iron Armor e um Tent. Além disso, conseguiremos o Nitro Powder. A exceção do Mythril Knife, nenhum dos equipamentos é tão raro assim.

Chaos Shrine

Itens:
[__] Rune Blade[__] Werebuster[__] Gold Needle

Logo ao entrar, vá para a direita e pegue a Rune Blade, a melhor espada nessa fase do jogo. Ela pode causar o status Silence, o que a torna mortal quando enfrentar magos. Siga norte e pegue a Werebuster, uma arma mortal contra lobos, e um Gold Needle. Sem mais portas para abrir, vamos continuar a história. Volte ao barco e navegue a noroeste de Cornelia. Você deverá ver um pequeno local para desembarcar. Continue para a esquerda até a divisa, então vá sul e entre na caverna.

Mount Duergar

Itens:
[__ 450 Gil[__] 575 Gil[__] Tent[__] Great Helm[__] Wyrmkiller
[__] Ether[__] Potion[__] Mythril Mail[__] 575 Gil[__] Cottage

Mount Duergar é o local de pequenos trabalhadores anões. Entre na sala ao norte e pegue 575 Gil e 450 Gil dos baús, então volte e siga para a esquerda, entrando na próxima sala. Fale com o ferreiro Smithy, que está à procura do raro metal Adamantite para forjar uma espada mágica. Saia e siga sul para chegar à sala de armas dos anões. Pegue um Tent, um Great Helm, um Wyrmkiller, um Ether, uma Potion, um Mythril Mail, 575 Gil e um Cottage. Se tiver um Red Mage, aconselho equipar o Mythril Mail nele, pois o seu Warrior já deve estar bem forte com a Iron Armor. A Wyrmkiller é uma espada forte contra dragões e extremamente rara no jogo; equipe-a em seus personagens imediatamente. O Great Helm é uma versão evoluída do Helm e só pode ser equipada pelo seu Warrior. Os anões realmente possuem excelentes itens. À direita da porta da sala de tesouros, está o anão Narrick, que precisa de explosivos para continuar suas escavações. Entregue-lhe o Nitro Powder que encontramos em Cornelia. Ele plantará os explosivos imediatamente e a explosão é tão grande que destruirá parte da ilha.

Retomando ao controle, volte ao seu barco. Siga sul e depois oeste, então você deverá ver a parte da ilha que foi destruída; passe por ela e ignore o redemoinho por enquanto. Nesse local, você poderá encontrar o monstro raro Sahagin Chief. Continue oeste e você verá um ponto para desembarcar ao lado de um pequeno vilarejo. Antes de entrar, fique rondando na porção oeste do mapa (não vá muito longe) para encontrar o monstro Hyenadon. Aqui ainda há diversos monstros mais difíceis de ser encontrados em outras áreas, como Ogre Chief, Mummy e Wraith. Fique rondando por aqui até estar no nível 20 e ter desabilitado magias de nível 5 para seus magos. Quando estiver pronto, entre no vilarejo.

Melmond

Falando com os aldeões descobriremos que esse vilarejo foi atacado por um poderoso vampiro, por isso está destruído. A primeira casa é o INN, onde você poderá descansar. A próxima casa é a loja de magias brancas, que possui uma excelente seleção, mas ao custo de 4.000 Gil cada (ai!). Minhas sugestões são as magias Curaga, Life e Healera. Diaga é muito boa, mas apenas se não tiver nenhum Black ou Red Mage. Um pouco mais ao sul está a loja de magias negras, as quais recomendo Teleport e Slowra. Scourge aparentemente parece ser uma excelente magia, pois mata instantaneamente todos os inimigos, mas, além de ser inútil em chefes, gasta uma enorme quantidade de MP e pode falhar. Firaga é uma magia muito boa também, mas gasta muito MP. Ao norte está a loja de armas, mas não há nada de interessante. A única arma boa seria a espada Longsword, mas as armas especiais que pegamos há pouco são melhores. Além disso, ela é muito cara! Ao norte, passando a ponte, está a loja de armaduras. A armadura Silver Armlet está disponível para compra, mas ela custa 4.000 Gil, Como ela é a melhor armadura para as profissões Black Mage, White Mage e Monk, valerá à pena gastar seu dinheiro. Você poderá comprar também um Steel Gloves para substituir sua Bronze Gloves. Knight's Armor é uma das melhores (e mais caras) armaduras do jogo, mas não vale à pena comprá-la agora, pois teremos que gastar o dinheiro com a melhoria dos demais personagens. Seu Warrior (único personagem capaz de equipa-la) não deve ter problemas de defesa nessa altura do jogo.

Volte ao local onde estávamos treinando e abra o mapa. Vê um ponto amarelo numa península ao sul? É para lá que vamos. Quando chegar numas montanhas, siga pelo caminho ao norte, dando a volta nelas, e você deverá ver uma pequena caverna.

Earth Cave

Itens:
[__] 1.975 Gil[__] 880 Gil[__] Potion[__] Antidote[__] 795 Gil
[__] Coral Sword[__] Tent[__] 330 Gil[__] 5.000 Gil[__] Leather Shield
[__] 575 Gil[__] Sleeping Bag[__] Gold Needle[__] 1.020 Gil
Key-Itens:
[__] Star Ruby

Siga norte e vá pelo caminho até chegar a uma pequena sala. O baú está protegido por um Earth Elemental. Tome muito cuidado com ela, pois seus ataques chegam a tirar próximo de 100 pontos de HP, além dela mesma ter uma grande quantidade de pontos de vida. Abra o baú e pegue 1.975 Gil, então volte à entrada da caverna e siga pelo corredor inferior direito. Siga para a esquerda, então esquerda de novo e depois sul para chegar a outra sala com baús. Pegue 880 Gil e um Potion depois de derrotar mais um Earth Elemental. Volte duas divisas, então siga leste e depois sul para chegar a outra sala com mais dois baús e um Earth Elemental. Pegue um Antidote e 795 Gil, então volte à entrada da caverna. Se você tentar cruzar o corredor mais a oeste do andar, enfrentará batalhas poderosas contra os monstros Hill Gigas e Lizard. Aqui é um dos poucos locais onde você encontrará esse inimigo, além de ser um excelente local para evoluir. Quando estiver pronto, siga pelo corredor leste até o próximo andar.

Siga sul na primeira divisa, então vá norte, leste e depois sul. Você deverá chegar a uma sala ampla e será surpreendido por um Earth Elemental logo na entrada. Os baús contém 575 Gil, Leather Shield e 5.000 Gil. Volte à divisa, então siga leste, norte e depois leste. Pegue um Tent, 330 Gil e uma Coral Sword nos baús. Essa última causa dano alto em inimigos aquáticos e será extremamente útil mais à frente. Os novos monstros que poderão aparecer nessa dungeon são: Lesser Tiger, Minotaur, Hell Gigas, Earth Elemental, Troll, Wight, Ochre Jelly e Cockatrice. Volte duas divisas e siga sul até o próximo andar.

Siga leste na primeira divisa e pegue o Sleeping Bag no baú solitário na sala, então volte e siga norte. Vá leste na próxima divisa, então sul para encontrar uma sala com um Gold Needle e um Earth Elemental. Volte duas divisas e vá para a esquerda, então entre na sala ao norte par apegar 3.400 Gil no baú após derrotar um Earth Elemental. Volte e continue oeste, seguindo para o sul na primeira oportunidade. Siga leste na divisa e entre na sala ao norte para pegar 1.020 Gil, então volte e continue sul. Continue pelo caminho único e você deverá encontrar o vampiro que atacou o vilarejo. Ele deveria ser um chefe, mas é tão fraco que não vale à pena. Seus ataques causam um pouco mais de dano que os de Earth Elemental e ele possui basicamente o mesmo HP que ela. A única diferença é que ele atacará primeiro no turno e recuperará um pouco de HP a cada turno. Use Temper no seu melhor guerreiro e o monstro estará derrotado e dois ou três turnos. Após a batalha, você poderá pegar o Star Ruby no baú. Sem mais o que fazer, pois o caminho estará bloqueado, saia da caverna.

Giant's Cave

Itens:
[__] 450 Gil[__] Mythril Helm[__] Great Axe[__] 620 Gil

Siga pelo caminho único até encontrar um golem. Ele diz que está com fome e sua dieta é basicamente composta por cristais. Entregue-lhe o Star Ruby para que ele fique alimentado e libere o caminho. Continue em frente e siga sul na divisa para encontrar uma sala repleta de itens: Mythril Helm, 450 Gil, Great Axe e 620 Gil. Os equipamentos que pegamos são excelentes, mas só podem ser equipados no Warrior. Volte à divisa e siga norte.

De volta ao mapa mundo, siga pelo caminho único até chegar a outra caverna.

Sage's Cave

Key-Itens:
[__] Earth Rod

Siga pelo caminho único e entre no segundo quarto que vir para encontrar Sadda. Ele ficará surpreso por termos conseguido derrotar o vampiro que destruiu o vilarejo e nos dará o Earth Rod para que possamos adentrar nas ruínas da Earth Cave e derrotar o espírito que ronda o local. Sem mais, vamos voltar a Earth Cave e prosseguir, mas antes aconselho voltar a Melmond para descansar e renovar seus estoques de itens.

Earth Cave

Itens:
[__] 5.450 Gil[__] 1.520 Gil[__] Staff[__] 3.400 Gil[__] 1.455 Gil
[__] 1.250 Gil[__] Mythril Shield[__] Tente

Os próximos andares da caverna são bem mais difíceis, então aconselho ganhar alguns níveis antes de seguir para lá. Se você ficar na área dos Hill Gigas, subirá de nível rapidinho. Sugiro ficar próximo do nível 26 para ganhar maior segurança. O caminho até o terceiro subsolo é o seguinte: leste, próximo andar, sul, norte, leste, leste, sul, próximo andar, norte, oeste, oeste, sul, leste e sul. Você deverá chegar ao local onde enfrentou o vampiro. Siga pela porta no canto inferior direito e continue até encontrar uma grande rocha bloqueando o caminho; o grupo usará o Earth Rod para movê-la e continuar.

Vá pelo caminho único até você ver uma pequena entrada à esquerda; não vá por ela. Ao invés disso, continue norte e você chegará a uma sala com cinco baús, contendo 5.450 Gil, Staff, 1.520 Gil, 3.400 Gil e 1.455 Gil. Eles estão protegidos por alguns monstros; enfrente-os para adicioná-los ao seu bestiário: Ogre Mage e Sphinx. Feito isso, volte e siga pela entrada que ignoramos à pouco. Siga para a esquerda, esquerda de novo, então vá pelo caminho único até poder seguir ao sul. Vá para a esquerda, depois norte e então sul. Você chegará a uma sala com mais três baús protegidos por alguns monstros também. Os baús guardam um Mythril Shield, um Tent e 1.250 Gil. Feito isso, volte e siga pelo caminho superior esquerdo. No próximo andar, siga norte pelas duas primeiras divisas até chegar a uma sala especial. Salve e cure-se antes de entrar, pois um poderoso chefe nos espera.

LICH
1.200 HP2.200 Exp3.000 GilFraqueza: Fire, DiaResistência: Ice, Darkness
Lich é o monstro mais poderoso que enfrentamos até agora e sua dificuldade será proporcional ao time que montou. Lich poderá lançar poderosas magias Thundara e Blizzara, causando mais de 100 pontos de dano ao HP de todos os personagens. Ele poderá usar as magias Haste, fazendo com que ataque mais de uma vez por turno. Se isso acontecer, não adianta usar Slowra para reduzir a velocidade dele, pois ele é resistente a essa magia. Lich ainda poderá usar a magia Slowra em um dos personagens do seu grupo; se isso acontecer, use Haste para reverter o status. Os ataques físicos de Lich são fracos, mas seus ataques mágicos são poderosos. Além disso, ele possui alto HP e boa defesa contra ataques físicos. Se trouxe um White Mage, será mais fácil, pois basta usar Healera toda vez que Lich usar Blizzara ou Thundara. Lembrando que o Red MAge não poderá usar essas magias. Se trouxe um Black ou Red Mage, poderá usar as magias Temper e Haste nos seus guerreiros, terminando a batalha o mais depressa possível. Nesses casos, terá que usar itens para recuperar o HP.

Após a batalha, o cristal de terra ficará purificado e os selos de Lich serão quebrados e o verde voltará a florescer de novo no mundo.

Cap. 3: O Cristal de Fogo

Volte ao navio e navegue sul até próximo de Marsh Cave, então vá para o extremo leste do mapa até encontrar um lugar para atracar um pouco ao norte. Abra o mapa e veja uma cidade no meio de um grande lago; siga para lá.

Crescent Lake

Key-Itens:
[__] Canoe

O INN está logo à frente; descanse. À esquerda está a loja de itens. As novidades são que agora eles estão vendendo Hi-Potions e Ethers. Ao norte está a loja de armaduras. Os melhores equipamentos aqui são a Mythril Armor, o Buckler (para seu Red Mage) e a Myhril Glove. O santuário está logo à direita e acima deste estão as lojas de magias. Aqui são vendidas magias de nível 6, as mais poderosas. As mais úteis magias brancas são Stona e Protera. As magias negras mais fortes são Death e Quake. Repare que elas agora custam 13.000 Gil! À esquerda está a loja de armas, com destaque para Mythril Axe e Mythril Sword. Atrás das lojas de magia há um caminho para a floresta, onde um grupo de feiticeiros preparam um ritual; fale com o que está no canto inferior direito para receber Canoe, permitindo-nos navegar pelas águas rasas. Fale com os outros monges para saber que há uma aeronave muito antiga escondida no deserto ao sul, mas que ela está lacrada por uma poderosa magia. Outro monge falará que um cristal especial está escondido numa caverna de gelo ao norte. Juntando as duas coisas, já sabemos o que devemos fazer.

De volta ao mapa mundo, repare que agora você poderá andar sobre as águas rasas. Fique por lá enfrentando algumas batalhas para adicionar os seguintes monstros ao seu bestiário: Piranha, Red Piranha, Crocodile, White Croc, Ochu, Neochu e Hydra. Para prosseguir, siga pelo caminho oeste do lago e continue para oeste, dando a volta numa cadeia de montanhas. Logo, você deverá ver um vulcão; entre nele.

Mount Gulg

Itens:
[__] 795 Gil[__] 750 Gil[__] Great Sword[__] 4.150 Gil[__] Mythril Helm
[__] Mythril Gloves[__] 1.760 Gil[__] Myhtril Helm[__] 1.520 Gil[__] Mythril Shield
[__] 1.455 Gil[__] Mythril Axe[__] Hi-Potion[__] Tent[__] 1.975 Gil
[__] 7.340 Gil[__] Falme Shield[__] Ice Brand[__] Antidote[__] 880 Gil
[__] 2.750 Gil[__] Gold Needle[__] 1.780 Gil[__] Cottage[__] 2.000 Gil
[__] 10 Gil[__] 155 Gil[__] Staff[__] 1.250 Gil[__] Flame Mail

Esse lugar é basicamente um vulcão repleto de lava e criaturas amedrontadoras. Ao passar pela lava, você não enfrentará inimigos, mas o calor lhe causará danos a cada passo. O primeiro andar é pequeno, mas está repleto de lava. Você terá que passar por ela para prosseguir, então tente fazer o menor caminho possível para minimizar o dano. Siga na primeira porta da área e vire à esquerda na primeira oportunidade. Você deverá enfrentar um Fire Elemental que está protegendo um baú com um Mythril Helm, equipe-o no seu Warrior e continue para a esquerda. Vá pelo caminho ao sul até encontrar um baú com 1.520 Gil, também protegido por outro Fire Elemental. Volte à primeira divisa do andar e siga norte. Continue pelo caminho superior esquerdo e vá andando pelos corredores estreitos até encontrar um baú protegido por dois Fire Elementals, contendo uma Great Sword. Volte e continue pelo caminho superior direito e você encontrará um baú com 4.150 Gil, mas não se preocupe; não há monstros protegendo-o. Continue pelo caminho único e ignore os dois corredores ao sul. Quando chegar ao final do caminho, siga pelo corredor à direita para encontrar dois baús, contendo 795 Gil e 750 Gil, então volte e continue sul. Ignore o primeiro corredor à direita e continue pelo caminho único ao sul até chegar a uma sala repleta de baús. Você conseguirá um Mythril Gloves, 1.750 Gil, Mythril Shield, 1.520 Gil, Mythril Helm, 1.455 Gil, Mythril Axe, Phoenix Down, Antidote, 1.975 Gil, um Tent e um Hi-Potion. Depois de rapar completamente os tesouros, vamos continuar. Volte pelo caminho à direita ignorado há pouco e siga sul, passando pela porta. Você terá que passar sobre as lavas agora para chegar ao outro lado e seguir para o próximo andar.

O terceiro subsolo não tem itens para coletar, mas está repleto de lava. Apenas siga para a extrema direita, passando o mínimo possível pelas lavas, até chegar à escada. O andar seguinte está repleto de lava. Por sorte, tem alguns pontos seguros. De onde você está siga sul até o ponto seco, então dê a volta na estrutura até chegar à escada, que está no canto inferior direito do mapa. Ao invés de descer, a escada leva para o andar anterior. Siga sul, depois oeste, sul e oeste de novo. Procure os locais para se proteger da lava e você deverá ver uma escada levando ao quarto subsolo.

Entre na primeira sala que vir e pegue um Gold Needle e 2.750 Gil nos baús. Eles estão protegidos por monstros. Volte e continue para a esquerda. Na próxima divisa, entre na sala à esquerda para encontrar um baú com 1.750 Gil. Continue pelo caminho à esquerda até chegar a uma sala com um Antidote, 880 Gil, a excelente Ice Brand, 7.340 Gil e o ótimo Flame Shield. Equipe seus novos equipamentos e volte à divisa. Continue sul e entre na próxima sala, na divisa. Os baús possuem 10 Gil e 155 Gil (está de brincadeira!). Saia da sala e continue para a direita até uma nova sala com três baús. Um deles está vazio, mas os outros dois possuem 2.000 Gil e um Cottage. Volte à divisa e siga sul. Entre na próxima sala ao norte e pegue um Staff e 1.250 Gil. Volte e siga sul até o próximo andar. Siga para a esquerda, passando pelas lavas, até chegar a uma sala ampla com um único baú. Ele possui a Flame Mail, uma das melhores armaduras do jogo, mas está protegida pelo perigoso Fire Dragon. Aconselho equipar seus personagens com a Ice Brand e a Wyrmkiller. Ele possui pouco HP, mas seus ataques causam mais de 100 pontos de danos e podem atingir a todos os personagens. Volte ao início da área e siga pelo caminho inferior esquerdo (todos os outros caminhos possuem baús vazios ou nada). Antes de entrar na sala, salve e cure-se. O grupo encontrará o monstro responsável por corromper o cristal de fogo: Marilith.

MARILICH
1.400 HP2.475 Exp3.000 GilFraqueza: - - -Resistência: Fire, Stone, Lightning
Marilich é um dos mais poderosos monstros que enfrentaremos até agora. Seu principal trunfo é o poder de ataque absurdo e sua alta resistência ataques mágicos, o que pode deixar os seus magos negros e vermelho inúteis. Ela é vulnerável a diversos status negativos, mas a sua alta resistência a ataques mágicos, é possível que tenha que tentar várias vezes para fazer a magia funcionar. Por causa disso, aconselho não investir tanto nisso. A primeira coisa a se fazer é lançar a magia Protera para aumentar a defesa de todos os seus amigos. Sem essa magia, é possível que os ataques de Marilith possam causar até 230 pontos de dano. Como se não fosse o bastante, ela ainda poderá lançar a magia Haste em si, aumentando ainda mais o seu poder de ataque. Repare que Marilith não é vulnerável a ataques mágicos, então a Ice Brand não será tão forte aqui. Fora isso, cure-se sempre que o HP dos personagens ficar abaixo de 250, As magias Temper e Haste serão úteis.

Vencida a batalha, o grupo purificará o fire crystal e o selo de Marilith será quebrado. Antes de sair, tenha certeza que adicionou todos os monstros do local ao seu bestiário: Ankheg, Horned Devil, Pyrolisk, Fire Elemental, Fire Hydra, Lava Worm, Hellhound, Fire Lizard, Fire Gigas e Red Dragon. Quando estiver pronto, suba no portal para voltar ao mapa mundo.

Cap. 4: O Cristal de Água

Volte a Crescent Lake para recuperar as energias e reabastecer seu estoque de itens, então volte ao seu navio e navegue norte. Você verá um estreito; entre nele e desembarque. Siga para sudoeste e entre no rio ao sul e siga norte nas duas próximas divisas. Vá para oeste e oeste novamente. Você estará num caminho único até a Cavern of Ice.

Cavern of Ice

Itens:
[__] Ether[__] 10.000 Gil[__] 9.500 Gil[__] Sleeeping Bag[__] Ice Shield
[__] Flame Sword[__] Clothes[__] Mythril Gloves[__] Ice Armor[__] 7.900 Gil
[__] 5.454 Gil[__] 180 Gil[__] 9.900 Gil[__] 5.000 Gil[__] 12.350 Gil
Key-Itens:
[__] Levistone

Similar ao Mount Gulg, as áreas com gelo poderão causar dano ao se passar sobre elas. No primeiro andar, apenas siga pelo caminho único e desça pela escada. No próximo andar, qualquer um dos caminhos levará à escada. Você chegará ao terceiro andar, mas só podemos seguir pela escada do outro lado. Continue pelo caminho único até chegar a uma sala com alguns baús; repare nos buracos no chão. Eles levarão você a outra parte da dungeon. Dê a volta pela esquerda, escapando dos buracos, e pegue a Flame Sword no baú. Faça o mesmo do outro lado para pegar a inútil Clothes. Após pegar os itens, caia em um dos buracos para ir ao andar inferior.

Ao tentar sair, você será atacado por um monstro. Siga para a esquerda, passando pelo chão de espinhos, e entre na sala. Nos baús encontraremos Mythril Glovese a excelente Ice Armor. Repare, no entanto, que eles estão protegidos pelo poderoso White Dragon. Volte e siga sul, continuando pelo caminho inferior esquerdo, até chegar ao fundo da tela. Entre na sala ao lado para encontrar um baú com muita grana: 7.900, 5.454, 180, 9.000, 5.000 e 12.350 Gil. Feito isso, volte à divisa anterior e siga leste até o próximo andar. Pegue um Ether no baú e continue. Vá sul na primeira oportunidade e entre na pequena sala para encontrar 10.000 Gil. Volte e continue leste, então vá sul e entre na sala. Tome cuidado com o buraco. Pegue um Ice Shield, um Sleeping Bag e 9.500 Gil. Feito isso, caia no buraco examine o cristal para enfrentar um monstro. Ele é tão fraco que não vale nem mesmo à pena colocar estratégia para enfrentá-lo. Após isso, examine o cristal e pegue o Levistone. Caia no buraco e você voltará o início da dungeon; faça todo o caminho de volta ao local onde pegamos a Levistone, mas ao invés de entrar na sala, suba nas escadas no canto superior direito da área para sair da caverna. Antes de sair, no entanto, tenha a certeza de que todos os monstros foram descobertos: White Dragon, Winter Wolf, Mindflayer, Ice Gigas, Specter, Remorazz e Dark Wizard.

Volte a Crescent Lake e siga sul pelo rio. Você deverá ver um deserto; entre nele o o grupo usará o poder da Levistone para quebrar o selo que guarda a aeronave e seremos apresentados ao nosso novo brinquedo. Você só conseguirá pousar nas áreas verdes e não enfrentará batalhas aleatórias enquanto estiver voando. Suba na nave e siga norte até chegar a outro continente. Abra o mapa e repare numa dungeon no canto superior esquerdo do continente; é para lá que devemos ir, mas ainda não temos como chegar lá, então desça na pontinha de grama na península a noroeste dela e dê toda a volta. Durante o caminho, você enfrentará novos monstros para o seu bestiário: Desert Baretta, Sabertooth, Wyvern, Weretiger e Sand Worm.